domingo, 31 de outubro de 2010

Lições de vida? blah

Sabe que há vários dias tenho tentado escrever pra você, estava com um monte de coisas pra te falar, pensei em lições de vida. Mas esse é um tema que acho importante, mas o termo é mais do que forçado.
Fui criado escutando muito isso, seu avô não perde a oportunidade de dar uma liçãozinha de moral a cada momento, e isso é um saco! Uma coisa é querer ensinar alguma coisa quando surge uma oportunidade, outra é não dar folga.
Lição de vida é a lição que vc tira das coisas que te acontecem, e não das que acontecem com outra pessoa. Tire as mais importantes lições que vc viver. Se quiser aprender algo com alguém tome cuidado com essa pessoa, o que posso te passar são as experiências que eu tive nunca as lições que tirei disso, pois uns enxergam de uma forma, outros de jeito diferente.
Em Campinas, no Mercado Municipal, tem uma lojinha de peças e acessórios para fogões, o dono é um senhorzinho simpático e muito carismático, atende a todos com um grande sorriso no rosto, nas festas de fim de ano da associação comercial ele sempre fazia um discurso ou declamava uma poesia.
Numa das minhas manias de manutenção aqui em casa eu fui atrás das “velas” de acendimento automático do fogão, lá na Sala 19, como chama a loja do seu Joaquim, e não perdi a oportunidade de trocar algumas palavras com o simpático comerciante, perguntei se ele ainda fazia poesias, não sei reproduzir com exatidão as palavras que me disse, mas eram mais ou menos assim: “Poesia não faço mais, pois quando fazia era dos meus problemas que falava, mas hoje quando falo dos meus problemas para alguém ou essa pessoa os acha pouco ou pequeno demais!” prometo que volto lá para, dessa vez, anotar com exatidão o verso.
Olha se tem uma coisa que realmente ele tem razão é o quanto as pessoas tendem a diminuir o problema alheio. Só você sabe o que está sentindo.
Quando sua Vovó Regina faleceu, sua mãe ficou extremamente triste, puxa e como, mas eu não tinha muito que fazer, o sentimento era dela, claro que eu também fiquei triste, mas só dava pra imaginar o que ela estava passando, saber realmente, impossível, cada um sabe a dor que sente a dor que passa o que nos resta para aqueles que gostam de quem está sofrendo é respeitar essa dor do outro. Só nos resta fazer o que é certo, e tudo estará bem. Eu havia prometido não falar em lições de vida, mas aqui segue uma experiência minha essa frase eu tenho fixado no meu escritório. Faça o que é certo e tudo estará bem!
Não sei se fiz 100% certo, mas tentei fazer minha parte.
Você está vindo a dois extremos de famílias. Enquanto de um lado, o seu problema não é só seu, é de todo mundo, e todo mundo dá seu palpite, principalmente se não é com eles, e se experimenta palpitar no problema dos outros vai escutar horrores. É uma competição disfarçada de quem se intromete mais. Da outra, você vai experimentar uma sensação totalmente diferente, onde ninguém vai dar uma opinião sequer no que vc está passando, mas vai encontrar quem te defenda com unhas e dentes, estando certo ou errado. Isso pode ser visto como corporativismo por alguns mas pra mim é uma boa definição de família. Não existem beijos e declarações de afeto mas esse afeto é traduzido em respeito, demorei muito para entender isso, acho que até hoje não sei ao certo expressar o que é de verdade, mas hoje eu procuro entender; não fui criado assim.
De uma coisa eu posso te dizer, são bons ouvintes.

Um comentário:

  1. Baby Meeting For Special Moms

    Olá! Convidamos você a participar do Baby Meeting (convite: http://ow.ly/36iyC Facebook: http://ow.ly/36iIA). Por favor, se possível, publique o convite no seu blog para que suas visitantes também possam participar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir