terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Férias - I want to go back to Bahia

I don´t want to stay here, i want to go back to Bahia

Esse é o refrão da musica de Pedro Diniz, ele escreveu enquanto estava exilado no exterior, na época da ditadura, regime politico-militar que  governou o Brasil entre 1964 a 1985, diversos interprestes fizeram suas versões dessa música, uma das melhores versões foi a do Chiclete com Banana, vou tentar baixar essa versão e posto aqui.

eu não quero ficar aqui, eu quero voltar para a Bahia, Ilha de Itaparica, antigamente chamada de Ponta de My Friend, hoje Ponta de Seu Roque

My Friend foi um hippie que morou nessa praia e tinha ali uma colônia de nudismo, isso até pouco antes do vovô comprar a area, após 28 anos, hoje indiscutivelmente é a Ponta de Seu Roque. 

No começo ficamos meio apreensivos em viajar com vc tão pequeno, quase oito meses de idade, completos na praia; a casa não oferece os confortos naturais de uma residencia normal para os século XXI, como energia elétrica em todos os comodos, forro de teto, banheiros com agua quente...  para vc ter como referencia, a poucos anos passamos a ter agua encanada e energia elétrica na casa, olha que frequentamos essa praia a mais de vinte anos.
Enquanto esse luxo não chegou, tinhamos que bombear a agua do uso com uma bomba d'agua manual, idêntica a essa da foto acima, vc tem ideia do que é isso? cada um tinha que "bater" a bomba 100 veses, pode parecer estranho dizer isso mais era muito divertido, faziamos disputas entre os primos para ver quem "batia" mais, cada batida não rendia mais que um litro.


Dessa vez, fazia cinco anos que não íamos a Ilha, a casa estava destruída com o descaso de quem deveria ter cuidado do que era pago para isso, mas como seu vovô Roque não desiste fácil, fez uma força tarefa e conseguiu reconstruir a casa em apenas três dias, já que o era a primeira vez que teríamos você ali conosco.
e não faltou o ranchão que o vovô prepara na praia.




O Conforto da casa está na brisa quente e umida que sopra do mar, como vc gostou desse vento, fazia questão de fazer a Siesta (dormir) numa piscina inflavel forrada com toalhas se espreguiçando na varanda.















O Luxo fica por conta das refeições tendo a linda vista do mar a apenas alguns metros da nossa varanda, por falar nisso está dificil de tirar esse costume seu em comer ao ar livre, de frente para o mar e o sopro das folhas dos coqueiros em frente da casa. Como dizem, é fácil se acostumar com o que é bom.

O mar, foi muito engrassado ver a sua cara com o primeiro contato com a agua salgada, vc fez uma caretinha, lambendo os lábios sentido aquele gosto novo, interessante.

Bem como o contato com a areia, vc pegou um punhado de areia, sentido o tato, a textura, viamos que estava interessado nessa coisa nova. É tão bom ver a sua reação as novidades que aparecem.


vc é um garoto destemido, gosta de aprender, não tem medo de fazer as coisas, vc encara e faz. Isso é muito bom.

No avião, parecia que já tinha feito isso antes, foi super tranquilo, com vc em pé sobre a mesinha de refeições puxando o cabelo da moça a frente e chamando a atenção de todos que entravam, vc "conversou" bastante... e dormiu boa parte do trajeto.

A noite dormiamos juntos, eu vc e a mamanhe, com vc atravessando no colchão entre nós, como vc é espaçoso, mas isso já sabiamos, foi a vovó e o vovô que descobriram, pois nem bem amanhecia e a vovó buscava vc em nosso quarto para "dormir" um pouquinho com eles. Quem conseguia dormir, rsrsr

sabia que vc ganhou um quilo e meio nessa viagem? descobrimos isso pesando vc na balança de malas do aeroporto.

foi uma excelente viagem, na verdade e melhor de todas, a praia era a mesma, o sol radiante, o mar transparente, mas tudo isso porque tinha você conosco.

temos você conosco. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário